SEO Básico - Como melhorar o desempenho do seu Blogger

Como Melhorar O Seu Blogger

Como melhorar o desempenho do seu Blogger


SEO Básico - Como melhorar o desempenho do seu Blogger.


Para quem está começando a fazer SEO em seu Blogger, vou apresentar agora o básico em otimização. Estas dicas também são úteis é para quem tem um Blogger que não está ranqueado no Google (para quem "não aparece no Google").
Para quem já tem experiência no Blogger, é bom dar uma olhada "para ver se não deixou nada para trás" - é rapidinho!
Se antes você quer saber "Como o Google funciona?" "O que é indexação?" Leia a matéria "Como é o funcionamento do Google?"

Importante: Todo trabalho a ser realizado em termos de SEO deve ser focado no usuário, e não nos mecanismos de buscas. O próprio Google recomenda isso, e com razão. Toda forma obscura, toda tentativa de ludibriar o Google para aumentar o seu ranqueamento, será punida - mais cedo ou mais tarde. Mantenha o foco nos leitores e conquiste admiradores - esse é no caminho do topo.

Passo 01: Submeta sua URL
Acesse o seu Blogger, clique em "Configurações", "Preferências de Pesquisa" e em "Google Search Console" clique em "Editar". Em "Adicionar Propriedade", digite seu URL (Dica: abra o seu blogger na página principal, dê um Ctrl + C, e neste campo dê um Ctrl + V). Clique em "Inspeção de URL", depois "Solicitar Indexação".

Passo 02: Palavra-Chave
Crie uma palavra-chave para o seu site (ou blog). Pode ser uma única palavra ou uma expressão: o importante é que seja a mais concentrada possível, pois isso é uma técnica de Marketing: saiba mais em "O Marketing concentrado e eficiente".
Como exemplo, a Gráfica Muito Mais Barata trabalha como palavra-chave "Gráfica Barata". Esta marca tem a expressão na sua URL (https://www.graficamuitomaisbarata.com.br/) e em uma das suas páginas - inclusive a mais importante do site (https://www.graficamuitomaisbarata.com.br/grafica-muito-mais-barata/).

Passo 03: URL, Posts e Páginas
(URL é o endereço do site na internet. A minha URL é comomelhoraroseublogger.blogspot.com/)
Inclua no nome do seu site (ou blog) e na sua URL a palavra-chave do seu trabalho. Os mecanismos de busca dão prioridade aos nomes principais e às URL's quando procuram por determinada palavra. Claro que existem outras prioridades, mas o nome do site é extremamente importante. Por isso, o blogdaclara.blogspot.com é um exemplo de erro em termos de SEO. Quem procurar por "Clara" no Google, com certeza vai encontrar alguém já famoso (ou uma personagem), e não a autora do blog!!!
Agora, se a Clara trabalha com Contabilidade, o endereço ideal é:
https://claracontabilidade.blogspot.com/.
Assim, quem procura por "Contabilidade" pode encontrar o site da Clara; e quem a conhece mas não sabe o endereço do seu site, ao procurar por "Clara Contabilidade" tem ainda mais chances de encontrá-la.
Também é interessante incluir uma postagem ou uma página com a palavra-chave, como por exemplo:
https://claracontabilidade.blogspot.com/2018/07/clara-contabilidade.html
Mas atenção! Não adiante criar várias postagens e páginas com a mesma palavra-chave, pois o Google pode penalizar o site, por considerar uma prática desleal. Veja mais em "Black Hat - Práticas Desleais".

Passo 04: Visível aos buscadores
Vá em "Configurações", aba "Básico", em "Privacidade" observe se está "Listado no Blogger. Visível para mecanismos de pesquisa". Se estiver ok, vá ao próximo passo. Se não estiver exatamente deste jeito, clique em "Editar" e em "Adicionar o seu blog às nossas listagens?" responda "Sim" e "Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?" responda "Sim" de novo. Clique em "Salvar alterações".
Mais embaixo, em "Leitores do blog", escolha "Público".

Passo 05: Compartilhamentos Google+
Compartilhe automaticamente suas postagens no Google+ (é uma excelente divulgação dos seus posts, do seu Blogger). Para isso, vá em "Configurações", aba "Postagens, comentários e compartilhamentos" e lá embaixo em "Compartilhar automaticamente as novas postagens publicadas no seu perfil do Google+" clique em "Sim". Depois (lá em cima) em "Salvar configurações".

Passo 06: Verifique quais posts e páginas estão indexados
No Google, digite: site:seudominio.blogspot.com
Exemplo:
site:comomelhoraroseublogger.blogspot.com
Deverá aparecer em primeiro lugar a sua página principal, e depois as páginas e posts que já estão indexados.

Pronto! O básico do básico foi feito, vamos para as próximas fases?

Então vou sugerir que conheça mais 172 fatores que influenciam diretamente o  ranking do Google:
https://rockcontent.com/br/blog/fatores-de-rankeamento-do-google/



Espero que estas dicas tenham sido úteis para você!
Se precisar de uma ajuda extra, pode contar com a nossa assessoria profissional.
Sueli Rocha Miranda


Saiba mais...

Menu Completo

Sites Turbinados

SEO Básico - Como melhorar o desempenho do seu Blogger

Atenção! Pare de utilizar o Widget Imagem no Blogger

Como reduzir automaticamente as imagens para ajustar ao Blogger

Site desenvolvido pelo Site Nota 100


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Promoções Imperdíveis

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 100

Sites no Topo do Google

E-mails Profissionais Turbinados

O que é SEO? Como conquistar os primeiros lugares no Google?

Fale Conosco


Tags: Dicas para o Blogger, Tutoriais, Atualizações. Matérias sobre Otimização, SEO, Personalização, Como Melhorar O Seu Blogger... e muito mais!