Como otimizar as fotos e as imagens do seu Blogger 2

Como redimensionar imagens para o seu Blogger

Vamos dar como exemplo uma foto de 2000px de largura.
Uma foto tão grande não adiantaria publicar, pois não caberia no espaço da postagem, ficaria totalmente fora da área.
(Saiba mais sobre pixels em: Como transformar pixels em centímetros)
Daí muitos blogueiros ainda tentariam redimensionar a imagem para caber clicando em "pequeno", "médio", "grande", "muito grande" ou "tamanho original". Só que isso não adianta nada, pois o tamanho da imagem continua sendo de 2000px de largura e com o mesmo peso!
Na verdade isso acontece porque o Blogger não redimensiona imagens, apenas faz uso de CSS para dar a impressão de redimensionamento.
Então precisamos redimensionar a imagem antes de carrega-lá no post. Para isso você pode usar um editor de imagens - eu uso o CorelDRAW - mas também existe o Photoshop, PhotoScape, entre outros. Existem outras excelentes opções, que são editores onlines e gratuitos. Confira:

https://pixlr.com/editor/

https://www.befunky.com/pt/recursos/editor-de-fotos/

https://fotoram.io/editor/pt

https://www.fotor.com/pt/

Importante: Sempre redimensione a imagem para o tamanho certo que ela aparecerá no Blogger. Eu recomendo 640px de largura.

Muita gente me pergunta: "E se eu colocar imagens bem pequenas e aumentar o tamanho de exibição na hora de postar?" Não adianta nada, pois a imagem perde qualidade, nitidez.
Então é realmente preciso acessar os editores de imagem que eu já citei, carregar a imagem que deseja redimensionar e fazer o download dela no formato correto.
Mas atenção: não terminou (falta pouco!). Também é importantíssimo compactar a imagem, reduzindo o peso dela na postagem
COMO OTIMIZAR IMAGENS REDUZINDO O SEU PESO
https://comomelhoraroseublogger.blogspot.com/2020/05/como-otimizar-imagens-reduzindo-o-seu.html

Detalhando:
Verifique o tamanho atual da imagem

Primeiro, recomendamos selecionar o arquivo, clicando com o botão direito do mouse. Isso fornecerá informações básicas sobre as dimensões e a resolução da imagem, que geralmente é medida em pixels. Em geral, é melhor que a imagem não seja maior do que a largura da coluna do site, caso contrário ela parecerá achatada.

Use compressão de imagem

Ao salvar um JPEG editado com CorelDRAW ou Photoshop, é uma boa ideia selecionar uma configuração de qualidade "80%" ou similar. Isso compactará a imagem em 20%, o que geralmente é um bom meio-termo entre o tamanho do arquivo e a qualidade. Se a velocidade de carregamento do blog for mais importante do que a qualidade da imagem, talvez seja melhor escolher uma configuração de qualidade mais baixa.

Os pixels determinam o tamanho do arquivo

Em última instância, ao determinar o tamanho ideal da imagem do blog, deve-se ter em mente que a largura do pixel é o fator decisivo para o tamanho real do arquivo. Não importa qual seja o PPI (pixels por polegada), uma imagem com 500 pixels de largura e 500 pixels de altura terá 250.000 pixels no total. Por isso levará mais tempo para carregar do que uma imagem de 400 x 400px, mesmo que o PPI seja menor na versão de 500px.



Espero que estas dicas tenham sido úteis para você!
Se precisar de uma ajuda extra, pode contar com a nossa assessoria profissional.
Sueli Rocha Miranda


Saiba mais...

Menu Completo

Sites Turbinados

SEO Básico - Como melhorar o desempenho do seu Blogger

Atenção! Pare de utilizar o Widget Imagem no Blogger

Como reduzir automaticamente as imagens para ajustar ao Blogger

Site desenvolvido pelo Site Nota 100


em parceria com a Gráfica Muito Mais Barata

Sites hospedados na International Sites Brasil



Gráfica Muito Mais Barata

Tabela de Preços

Promoções Imperdíveis

Distribuição de Folhetos

Fale Conosco

Site Nota 100

Sites no Topo do Google

E-mails Profissionais Turbinados

O que é SEO? Como conquistar os primeiros lugares no Google?

Fale Conosco


Tags: Dicas para o Blogger, Tutoriais, Atualizações. Matérias sobre Otimização, SEO, Personalização, Como Melhorar O Seu Blogger... e muito mais!